sábado, 16 de maio de 2020

OS MUNICÍPIOS CEARENSES E O ENFREAMENTO A PANDEMIA. SAÚDE, FINANÇAS.


 CNM - Confederação Nacional de Municípios | Principal 
O tão falado socorro emergencial aos Estados e Municípios não agradou pelo menos no que tange aos municípios, para recompor as perdas de arrecadação com a pandemia da Covid-19. As reduções das receitas serão enormes e exigirá muito jogo de cintura para os gestores brasileiros. A ladeada ajuda bilionária que parece passar a ideia de que foi muito bom se perde quando são apresentados os números e números são frios e realistas.  


Em live realizada sexta-feira (15) os Presidentes Glademir Aroldi  da CNM e Nilson Diniz da APRECE  apresentaram para os  prefeitos, vereadores e  imprensa,   como serão feitas as distribuições da ajuda emergencial a Estados e Municípios, aprovada pelo Congresso Nacional.

Aprece – Associação dos Municípios do Estado do Ceará
Foto superior Consultor André Pinheiro, Nilson Diniz APRECE, abaixo Aroldi CNM
O Presidente da CNM Aroldi relatou que o começo de tudo foi a formulação de um projeto para recompor as perdas de arrecadação destes entes federativos com a Pandemia da Covid 19, especialmente com o ICMS e ISS principais receitas dos Estados e Municípios. O Projeto 149 garantiria repasses da União aos Municípios e Estados na ordem de R$ 89 bilhões. A matéria foi aprovada na Câmara seguindo para o Senado. O governo alegou que não teria todo esse recurso, portanto os senadores fizeram alterações. O projeto passou a ser o de número 39. O governo estabeleceu um teto de r$ 60 bilhões onde r$ 10 bilhões seriam usados na saúde e na Assistência social e r$ 50 bilhões distribuídos para Estados e municípios brasileiros. A distribuição dos recursos para a Saúde e Assistência Social seriam r$ 7 bilhões para os Estados e 3 bilhões para os municípios para utilizarem nestas duas áreas A CNM entendeu que essa repartição não foi justa, visto que embora os Estados sejam responsáveis pelos atendimentos de  média complexidade é nos municípios que os recursos precisam chegar para o atendimento de baixa complexidade que os prefeitos são responsáveis e tem um volume maior de necessidade de atendimentos na saúde e assistência social. Os r$ 50 bilhões a princípios seriam divididos em r$ 25 bilhões para Estados e a outra parte para os Municípios, mas, por conta da grande pressão no Senado pelos governadores, esse valor foi também alterado ficando os Estados com r$ 30 bilhões e r$ 20 bilhões para os Municípios.
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Mapa do Ceará

Segundo estudos realizados pela Confederação Nacional dos Municípios do Brasil a perda de arrecadação até o fim do ano será da ordem de r$ 74 bilhões. O Projeto de socorro para as cidades receberá somente r$ 23 bilhões. Este valor representa 30% da queda de arrecadação não atendendo as necessidades financeira das cidades, anunciando tempos muito difíceis para os gestores. No momento em que se tem a urgente necessidade de mais recursos para a Saúde e Assistência Social tem-se uma queda brutal de arrecadação dos municípios brasileiros em cerca de 73% aproximadamente.

A perca com a arrecadação de ICMS dos Estados até o final do ano será de cerca de r$ 20 bilhões de reais, o FUNDEB importante para os Municípios Cearenses e o Nordeste terá uma redução de r$ 16 bilhões. O FPM (Fundo de Participação dos Municípios) mesmo com o socorro para os Municípios terá uma redução de r$ 6 bilhões, o ISS (Imposto Sobre Serviços) principal arrecadação dos Municípios uma redução de r$ 20 bilhões de reais, o ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis, redução de r$ 10 bilhões, isso somados chega ao montante apresentados pela CNM de r$ 74 bilhões e a ajuda será nos Municípios de r$ 23 bilhões de reais.

O Consultor Econômico da APRECE, André Pinheiro de Carvalho apresentou um quadro de como serão os impactos da pandemia finanças dos municípios.

As principais fontes de arrecadação das cidades são o FPM, ICMS e Fundeb essas arrecadações representam 62% de tudo que chega nos municípios principalmente os menores e mais pobres. Segundo as demonstrações apresentada pelo consultor que são teóricas pois em nenhum outro momento da história vivemos esta situação.
CNM - Confederação Nacional de Municípios | ComunicaçãoCNM - Confederação Nacional de Municípios | Comunicação
Municípios do Ceará, valores de 2018
1.       FPM interior  -     r$ 3.414.944.593,94 representa 24% da RCL
2.       FUNDEB          - r$ 3.955.707.207,01 representa 27% da RCL
3.       ICMS                - r$ 1.476.239.081,04 representa 11% da RCL

A soma destes 3 repasses representam 62% da Receita corrente liquida da maioria dos municípios cearenses.

CNM - Confederação Nacional de Municípios | ComunicaçãoSegundo projeções de crescimento anterior a COVID-19 em 2020 com números da Secretaria do Tesouro Nacional de acordo com o decreto 10.295 de 03/03/2020 os repasses para o FPM sem o cenário COVID-19 seriam de r$ 3.935.335.473,93 Bilhões, com a COVID esses valores reduziram para r$ 3.478.319.470,00 bilhões o que significa uma perda de r$ 457.016.003,93 milhões, queda de 6,4%. O ICMS importante fonte de arrecadação é recolhida pelo  Estado e repassado 25% do montante para os Municípios, esse repasse terá  uma queda percentual maior na projeção do consultor algo em torno de 12,9%. A projeção inicial seria de r$ 1.710.600.640,42 bilhão, passando para r$ 1.427.859.764,93 bilhão perda de r$ 282.740.875,49 milhões. Fonte da SEFAZ e CONFAZ.

Os cincos principais segmentos que contribuem para o ICMS pela ordem de importância, são: Combustíveis, Industria, comercio atacadista, Comercio Varejista e Energia Elétrica, todos com exceção de energia apresentaram quedas muitos fortes no mês de abril, o setor de combustíveis o mais importante caiu 39%.

Outra importante fonte de arrecadação que pesa muito nos municípios é o FUNDEB que contribui com o desenvolvimento da educação. Este sofrerá segundo dados fornecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional, FNDE  uma redução de r$ 505.645.353,12 milhões.

Quando somamos as perdas destas três fontes de arrecadação teremos r$ 1.245.402.232,54 bilhão para o conjunto dos municípios cearenses. É muita recurso.

Em meio a todo esse cenário temos as conquistas financeiras dos Municípios junto ao governo federal. Através da MP 938/20  *(AFE e AFM )  os Municípios do Ceará conseguiram r$ 224.803.517,15 milhões. Auxílio Financeiro PL 039/2020 r$ 532.606.803,29 milhões e repasses direto para o SUS  na ordem de r$ 158.522.893,70 milhões, totalizando r$ 915.933.214,74 milhões com a essas conquistas.

Fazendo o confronto de perdas financeiras com as conquistas teremos r$ 1.245.402.232,54 de perdas contra r$ 915.933.214,74 de conquistas extras de receitas,  somados a outras fontes de arrecadação como ISS, ITBI etc, o percentual de perda chega a 73% o que desmonta muitos municípios do Estado do Ceará. 

Associação Mato-grossense dos MunicípiosUma outra conquista foi a PLV nº 10 MP 909/19 na ordem de r$ 4,6 bilhões porém,  os valores e como será feito a distribuição ainda precisam serem detalhadas.

Como apresentei no começo desta matéria os números são frios e reais. Vale lembrar que são projeções, esses números podem sofrer modificações  mais diante do cenário de incertezas. Como se comportaram a luta das representações da sociedade como  CNM , APRECE, Prefeituras, Câmara de Vereadores, deputados,  que  precisarão  de união para conquista de mais recursos para nossos municípios. Uma nova realidade nunca antes vista se apresenta. As despesas com aumentos de servidores, desemprego, a necessidade de mais recursos para a saúde e Assistência social. Os municípios pobres do Ceará irão amargar redução de impostos locais, como ISS, ITBI, Alvarás, alugueis de pontos públicos, taxa de feirantes,  são muitos os desafios que se avizinham é preciso seriedade dos gestores de agora bem como dos futuros administradores públicos.  Não será fácil.

*AFE (Apoio Financeiro aos Estados)
*AFM (Apoio Financeiro aos Municípios)

Claudio Ramos
Cidades do Maciço dia a dia
fotos: Internet








terça-feira, 28 de abril de 2020

HERÓI SEM NENHUM CARÁTER!!!!!

HERÓI SEM NENHUM CARÁTER!!!!!
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Sergio Moro pede demissão do governo Bolsonaro – RPI – Rádio ...
1- Anulou todas as sentenças do caso Banestado, que desviou mais de 500 bilhões; apenas tucanos envolvidos.

2- Anulou as perguntas de Cunha a Temer, dizendo que ele estava constrangendo o presidente.

3- Tinha todas as provas contra Andrea Neves, irmã de Aécio, desde 2015 e não a prendeu ou sequer pediu investigação; ela foi presa pelo STF.

4- Absolveu a mulher de Eduardo Cunha ignorando contas na Suíça e parecer do MP suíço dizendo que ela é quem as operava.

5- Absolveu a mulher de Cabral, mesmo ela comprovadamente sendo líder de um esquema que comprava juízes e promotores e tendo mansões e mais de 11 milhões em joias.

6- Quase 4 anos de Lava Jato, nunca prendeu, indiciou ou condenou nenhum tucano.

7- Ignorou vídeo de ex-presidente do PSDB pedindo 10 milhões em propinas e o absolveu por "falta de provas".

8- Diminui em 90% a pena de bandidos que delatarem Lula, como Léo Pinheiro, Roberto Duque, etc. Mas só se delatar Lula.

9- Soltou Yousseff duas vezes e diminuiu sua pena no caso Banestado de 121 anos para apenas 1 ano.

10- Quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 Bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolvia somente o PSDB, PP e PSB, Moro atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento no dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado. A imprensa ocultou.

Este é Sergio Moro.

Por: Lacildo B. Mattos

https://www.dimasroque.com.br/2019/07/ta-na-internet-heroi-sem-nenhum-carater.html
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sexta-feira, 17 de abril de 2020

PORTARIA FECHA AGÊNCIA DO INSS EM BATURITÉ.

Tv Maciço.com a sua tv Online: Dezembro 2014

A Agência do INSS em Baturité volta e meia retorna as mesas de discussões políticas na cidade. Após a deixada do escritório no Edifício Nabor na gestão do Ex prefeito João Bosco (Bosco Cigano), por motivos de precariedade do prédio. A partir dai uma luta que envolveu muitos capítulos. A Agência fui   transferida para o município de Aracoiaba causando um desassossego nos clientes que precisavam dos serviços do INSS, além do comercio que reclamava a perda com a saída da Agência.

      Serviços Prestados pelo INSS
   
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-reclusão
  • Pensão por morte
  • PIS
  • Reabilitação profissional
  • Salário-família
  • Salário-maternidade
  • 13º salário para aposentados e pensionistas
TV Maciço.com - Prefeita de Baturité inaugura agencia do INSS ...

O retorno da Agência se fazia urgente, acontecendo após todos os esforços para o prédio na Avenida 7 de Setembro em 22 de dezembro de 2014 onde se encontra funcionando até hoje.

A possibilidade de fechamento da Agência voltou a tona no fim de 2019, reacendendo a preocupação da população. A gestão municipal tendo o Prefeito Assis Arruda, buscou a superintendência do órgão, onde foi atendida todas as reivindicações como prédios para instalar a Agência, mão de obra para auxiliar no funcionamento do INSS na cidade. Mas, a direção do INSS estava disposta a retirar a Agência do município por razões outras. O novo governo tem como meta reduzir os gastos do Estado e assim  as Agências onde os prédios não são próprios, seriam alocados em cidades próximos onde isso é possível.

Abaixo a Portaria que determina o fechamento da Agência do INSS de Baturité.

PORTARIA Nº 494, DE 15 DE ABRIL DE 2020

Alteração da Rede de Atendimento da Superintendência-Regional Nordeste.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 9.746, de 8 de abril de 2019, e nos termos do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, e considerando o que consta nos Processos Administrativos nºs 35014.006014/2019-81 e 35043.000774/2019-37, resolve:

Art. 1º Alterar a Rede de Atendimento da Gerência-Executiva Fortaleza, na seguinte forma:

I - desativar a Agência da Previdência Social Baturité - APSBTU, código 05.001.02.0, tipo " C"; e

II - alterar a tipologia da Agência da Previdência Social Aracoiaba/CE - APSARA, código 05.001.31.0, de tipo " D" para tipo " C".

Art. 2º Alterar a Rede de Atendimento da Gerência-Executiva Recife, localizando a Agência da Previdência Social Teleatendimento Recife - APSTREC, código 15.001.19.0, tipo " D" .

Art. 3º Caberá aos Órgãos Seccionais, Órgãos Específicos, Órgãos Descentralizados e à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência - Dataprev, adotar as providências de caráter técnico e administrativo para a concretização deste Ato.

Art. 4º Esta Portaria altera o Anexo III da Resolução nº 173/INSS/PRES, de 19 de janeiro de 2012, e entra em vigor na data de sua publicação.

O Governo Federal quer cortar gastos de qualquer jeito. Não observando a necessidade dos  usuários, especialmente os mais idosos, que serão os mais prejudicados.
O prefeito Assis Arruda diz que irá tentar convênio,  para que alguns atendimentos sejam feitos  na Secretaria do Trabalho.

Vamos aguardar que seja minimizado o prejuízo que certamente cairá sobre a nossa já tão sofrida economia, mas. esta difícil.

Claudio Ramos
Cidades do Maciço dia-adia

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...