A Agência do INSS em Baturité volta e meia retorna as mesas de discussões políticas na cidade. Após a deixada do escritório no Edifício Nabor na gestão do Ex prefeito João Bosco (Bosco Cigano), por motivos de precariedade do prédio. A partir dai uma luta que envolveu muitos capítulos. A Agência fui transferida para o município de Aracoiaba causando um desassossego nos clientes que precisavam dos serviços do INSS, além do comercio que reclamava a perda com a saída da Agência.
Serviços Prestados pelo INSS
- Auxílio-acidente
- Auxílio-doença
- Auxílio-reclusão
- Pensão por morte
- PIS
- Reabilitação profissional
- Salário-família
- Salário-maternidade
- 13º salário para aposentados e pensionistas
O retorno da Agência se fazia urgente, acontecendo após todos os esforços para o prédio na Avenida 7 de Setembro em 22 de dezembro de 2014 onde se encontra funcionando até hoje.
A possibilidade de fechamento da Agência voltou a tona no fim de 2019, reacendendo a preocupação da população. A gestão municipal tendo o Prefeito Assis Arruda, buscou a superintendência do órgão, onde foi atendida todas as reivindicações como prédios para instalar a Agência, mão de obra para auxiliar no funcionamento do INSS na cidade. Mas, a direção do INSS estava disposta a retirar a Agência do município por razões outras. O novo governo tem como meta reduzir os gastos do Estado e assim as Agências onde os prédios não são próprios, seriam alocados em cidades próximos onde isso é possível.
Abaixo a Portaria que determina o fechamento da Agência do INSS de Baturité.
PORTARIA Nº 494, DE 15 DE ABRIL DE 2020
Alteração da Rede de Atendimento da Superintendência-Regional Nordeste.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº 9.746, de 8 de abril de 2019, e nos termos do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, e considerando o que consta nos Processos Administrativos nºs 35014.006014/2019-81 e 35043.000774/2019-37, resolve:
Art. 1º Alterar a Rede de Atendimento da Gerência-Executiva Fortaleza, na seguinte forma:
I - desativar a Agência da Previdência Social Baturité - APSBTU, código 05.001.02.0, tipo " C"; e
II - alterar a tipologia da Agência da Previdência Social Aracoiaba/CE - APSARA, código 05.001.31.0, de tipo " D" para tipo " C".
Art. 2º Alterar a Rede de Atendimento da Gerência-Executiva Recife, localizando a Agência da Previdência Social Teleatendimento Recife - APSTREC, código 15.001.19.0, tipo " D" .
Art. 3º Caberá aos Órgãos Seccionais, Órgãos Específicos, Órgãos Descentralizados e à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência - Dataprev, adotar as providências de caráter técnico e administrativo para a concretização deste Ato.
Art. 4º Esta Portaria altera o Anexo III da Resolução nº 173/INSS/PRES, de 19 de janeiro de 2012, e entra em vigor na data de sua publicação.
O Governo Federal quer cortar gastos de qualquer jeito. Não observando a necessidade dos usuários, especialmente os mais idosos, que serão os mais prejudicados.
O prefeito Assis Arruda diz que irá tentar convênio, para que alguns atendimentos sejam feitos na Secretaria do Trabalho.
Vamos aguardar que seja minimizado o prejuízo que certamente cairá sobre a nossa já tão sofrida economia, mas. esta difícil.
Claudio Ramos
Cidades do Maciço dia-adia
Nenhum comentário:
Postar um comentário