O ultimo decreto do Governo do Estado de flexibilizar o isolamento social trouxe uma discordância com os prefeitos em algumas cidades do interior cearense. A liberação de atividades comerciais após a informação da Secretaria de Saúde do Estado de uma fila de mais de 1 mil pessoas na fila de espera por leitos de UTI's e de enfermarias.
No último de 07 de abril de 2021 o radialista Neto Rodrigues entrevistou na Paz FM de Mulungu o Prefeito da cidade Robert Viana.
Prefeito de Mulungu Robert Viana |
Em tom de preocupação, o prefeito apresentou uma série de situações que estão acontecendo no combate a Covid 19 nessa segunda onda. O Prefeito chegou a duvidar se o Governador iria flexibilizar o isolamento social em todo o Estado nessa segunda-feira dia 12. Robert Viana relatou a dificuldade contratação de profissionais de saúde no Estado por conta de um edital da prefeitura de Fortaleza contratando médicos e enfermeiros com valores que os municípios não podem cobrir. Falta de resposta aos pedidos de UTI's dos municípios do interior. Por esses motivos o prefeito optou por não seguir o novo decreto do governador mantendo e até endurecendo mais as medidas de isolamento.
Outro município da região do Maciço de Baturité que também vai na direção contraria do decreto do governador é a cidade de Capistrano. Um grande numero de contaminados e mortes nos últimos dias fez com que vereadores, comerciantes, padres, pastores e o Prefeito decidirem por manter o isolamento mais rígido na cidade. O novo decreto do município
O vírus é poderoso, não escolhe vitimas e agora atinge os mais jovens. Temos uma campanha de vacinação que anda muito lentamente, portanto, só restando as regras sanitárias, como o uso da mascara e do álcool gel além do distanciamento social. Não restou nada mais ao Prefeito Junior Saraiva do que decretar o isolamento mais rígido. As duas cidades fecharão por uma semana todas as atividades inclusive as essências.
Em Mulungu o lockdown será do dia 14 de abril a 21 de abril, funcionará com fiscalização rígida; Bancos, lotéricas e bancos postais.
Capistrano inicia o isolamento no dia 13 a 19 de abril. Importante observar que a implantação de medidas mais rígidas também tem a determinação do MPCE.
As demais cidades do maciço seguem o decreto do Governador do Estado. O numero de pessoas em tratamento e internadas preocupa por conta de não termos leitos disponíveis para atender a solicitação das cidades do interior.
Se os números diminuírem outras ações serão tomadas até que seja reduzida a contaminação bem como as mortes que trazem imensa tristeza aos munícipes.
Cidades do Maciço dia a dia
Claudio Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário