quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Datafolha aponta crescimento da preferência dos brasileiros pela democracia, passou de 69% para 74% segundo pesquisa.



O mais recente levantamento do Datafolha aponta que o índice de brasileiros que preferem a democracia à ditadura subiu de 69% para 74%. Este dado ganha ainda mais relevância em um momento crítico da história política brasileira, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) se aproxima da conclusão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de ser mentor da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, episódio que abalou as estruturas da democracia no país.

O aumento de 5 pontos percentuais no apoio à democracia indica uma sociedade mais consciente da importância das instituições democráticas e do papel da Justiça na proteção dos direitos fundamentais. Em paralelo, o Brasil tem testemunhado um crescimento na percepção pública sobre a necessidade de fortalecer mecanismos de controle e prevenção contra ameaças à ordem constitucional.

A pesquisa Datafolha encomendada pela OAB mostra que a democracia continua sendo a melhor forma de governo para a grande maioria dos brasileiros. 

Os que consideram que “em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático” são 8%.

Já a parcela de brasileiros que trata democracia e ditadura com um “tanto faz” somam 13%. 





Pesquisas anteriores mostram que, apesar de crises políticas, a população brasileira mantém um compromisso histórico com o regime democrático. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e de outras sondagens apontam que a defesa da liberdade de expressão, da alternância de poder e do respeito às eleições são valores que cada vez mais orientam o pensamento político do cidadão comum. Este cenário é reforçado pelo contexto atual: a sociedade assiste de perto os desdobramentos do processo judicial que envolve figuras centrais da política nacional, e há uma clara percepção de que o sistema de pesos e contrapesos, garantido pela Constituição, é essencial para a manutenção da ordem democrática.

Além disso, o aumento no índice de apoio à democracia coincide com um movimento global de alerta contra o autoritarismo, mostrando que a população brasileira, mesmo diante de crises econômicas e políticas, continua a valorizar a democracia como fundamento da convivência civilizada e do progresso social.

O Datafolha ouviu 2.005 entrevistados em 130 cidades de todas as regiões do país. As entrevistas foram realizadas entre os dias 07 e 14 de julho de 2025. A margem de erro para o total da amostra é de  2,0 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. 

Portanto, a pesquisa do Datafolha não apenas reflete um dado estatístico: ela é um indicativo de maturidade política, um reforço de que o povo brasileiro reconhece o valor de suas instituições e a necessidade de defender a democracia contra quaisquer tentativas de retrocesso. Este é um momento para reflexão e para reafirmar o compromisso com a cidadania e com o Estado de Direito.


Claudio Ramos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Datafolha aponta crescimento da preferência dos brasileiros pela democracia, passou de 69% para 74% segundo pesquisa.

O mais recente levantamento do Datafolha aponta que o índice de brasileiros que preferem a democracia à ditadura subiu de 69% para 74%. Este...