domingo, 6 de outubro de 2019

BATURITÉ ESCOLHEU SEUS CONSELHEIROS.

Encerradas as apurações do pleito eleitoral que escolheu os novos Conselheiros de Baturité, observa-se uma fotografia da escolha clara da população que pode ser compreendida como um recado para as eleições de 2020. Basta para tanto observar o perfil dos eleitos, todos com um perfil mais socialista e menos conservador.

Foram 6.658 votantes que numa eleição em que não existe a obrigatoriedade de votar de um universo  de cerca de 24.990 mil eleitores. Votaram 26,80% do universo de eleitores de Baturité.
O destaque desse pleito foi a expressiva votação do candidato a reeleição Will Maciel, 3ª eleição consecutiva,  recordista de votos com 1.662 votos que o credencia com uma liderança de relevante importância no quadro político de Baturité.

Outra observação que destaco é que os vencedores neste pleito são pessoas com pensamentos voltados para o social ou seja, mais a esquerda. Os votos em Evanir Lopes (1039 votos), Reginaldo Lima (672 votos), Paula Barros (654), Albênio(476 votos) Sonira (467 votos), mostram um claro recado ao atual momento político porque passa o nosso País. Candidatos conservadores ou que apoiaram nas últimas eleições candidatos mais a direita ou até mesmo a extrema direita, tiveram uma votação pífia.


No Nordeste e em especial no Ceará  a direita teve uma votação baixa no pleito de 2018, basta lembrar que no primeiro e segundo turno  partidos alinhados a direita não lograram êxito no Estado.

O recado é para ser analisado ou devemos considerar que são pleitos diferentes, com interesses diferentes.
Esse humilde observador entende que foi dado o seguinte recado; é mais fácil pedir votos para a esquerda do que para a direita em Baturité. Aguardarei os direcionamentos políticos a partir desse recado. 2020 será interessante. Quem viver verá.


Claudio Ramos
Foto: Internet
Cidades do Maciço dia-a-dia

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

DOMINGO É DIA DE EXERCITARMOS A DEMOCRACIA



Domingo dia 06 de outubro acontecerá o processo eleitoral para a escolha do novo quadro de Conselheiros tutelares das cidades brasileiras.

De acordo com o ECA,  o  Conselho Tutelar  é um órgão previsto no art. 131 da Lei nº. 8.069 , de 13 de julho de 1990 (ECA), que o instituiu como "órgão autônomo, não-jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente".

Pode-se dizer que o Conselho Tutelar é um órgão do município que tem como principal função é atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes;

A.7.
A norma geral federal, que é o ECA, diz que "haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, todavia, no decorrer do exercício do mandato, o prazo fora acrescido de mais um ano, passando a ser de 4 anos, permitida uma recondução". 
Logo, se for da conveniência do Município, haverá tantos Conselhos Tutelares quantos forem julgados necessários.

Além dos Membros titulares do Conselho Tutelar a eleição também apontam os suplentes da função, que substituem os titulares no caso de  afastamento do Conselheiro Tutelar "titular" (quer por férias, licença maternidade ou paternidade, licença de saúde, entre outros) é o "suplente" quem assume a função por aquele exercida - e com todos os poderes a esta inerentes.

Os eleitores de Baturité elegerão portanto, (05) cincos Conselheiros tutelares titulares e (05) suplentes. Este anos (12) candidatos passaram na avaliação inicial que qualifica quem seguiria na segunda etapa da escolha.

Parabenizo os nomes que se apresentaram para este processo eleitoral de escolha direta. Agora os leitores decidem, mais, uma oportunidade de exercermos nosso legitimo direito de escolha. Viva a democracia. Se informe-se onde você vota. Participe e seja o ator principal da historia.

Boa sorte aos candidatos.

Claudio Ramos
Cidades do Maciço dia-a-dia.

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...