Foram 6.658 votantes que numa eleição em que não existe a obrigatoriedade de votar de um universo de cerca de 24.990 mil eleitores. Votaram 26,80% do universo de eleitores de Baturité.
O destaque desse pleito foi a expressiva votação do candidato a reeleição Will Maciel, 3ª eleição consecutiva, recordista de votos com 1.662 votos que o credencia com uma liderança de relevante importância no quadro político de Baturité.
Outra observação que destaco é que os vencedores neste pleito são pessoas com pensamentos voltados para o social ou seja, mais a esquerda. Os votos em Evanir Lopes (1039 votos), Reginaldo Lima (672 votos), Paula Barros (654), Albênio(476 votos) Sonira (467 votos), mostram um claro recado ao atual momento político porque passa o nosso País. Candidatos conservadores ou que apoiaram nas últimas eleições candidatos mais a direita ou até mesmo a extrema direita, tiveram uma votação pífia.
No Nordeste e em especial no Ceará a direita teve uma votação baixa no pleito de 2018, basta lembrar que no primeiro e segundo turno partidos alinhados a direita não lograram êxito no Estado.O recado é para ser analisado ou devemos considerar que são pleitos diferentes, com interesses diferentes.
Esse humilde observador entende que foi dado o seguinte recado; é mais fácil pedir votos para a esquerda do que para a direita em Baturité. Aguardarei os direcionamentos políticos a partir desse recado. 2020 será interessante. Quem viver verá.
Claudio Ramos
Foto: Internet
Cidades do Maciço dia-a-dia


Nenhum comentário:
Postar um comentário