quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A CORRIDA PELA VIDA E PELA SENSATEZ

 

No dia 8 de dezembro de 2020, o Reino Unido se tornou o primeiro país do Ocidente a vacinar a população contra o novo coronavírus. O imunizante aprovado para o uso emergencial foi o desenvolvido pela parceria entre a farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech.


Pouco tempo depois, a aprovação também ocorreria nos Estados Unidos, no Canadá, na União Europeia e assim em diante. No Brasil, as coisas não andaram tão rápido.

Até a tarde do sábado (16) de janeiro de 2021, ao menos 56 países já haviam começado  a imunizar suas populações contra o novo coronavírus.

Com exceção de Rússia, Belarus, Argentina que utilizaram a vacina Russa Sputnik V, e a China, Emirados Árabes, Bahrein, Indonésia, Turquia, África, que utilizaram a vacina CoronaVac assim como a Índia que utilizou a Vacina de Oxford/Astrazeneca a imensa maioria dos países utilizaram o imunizante da Pfzier, as maiores potencias do planeta. A farmacêutica ofereceu também ao Brasil em agosto de 2020 as mesmas condições para que o País estivesse recebendo o imunizante como os demais países, mas, o governo brasileiro impôs condições diferentes dos outros países para comprar o imunizante. Parecia que o brasileiro era um ser diferente dos outros no mundo. E o Brasil não aceitou e o Brasil não reservou o imunizante.

Margaret Keenan, primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer contra a Covid-19 fora dos testes clínicos

É importante dizer que Não está aqui sendo questionada a eficácia das outras vacinas que passaram por rigorosos testes e comprovaram sua eficácia. Como diz o Biólogo Atila Iamarino, todas as vacinas cumpriram as etapas de testes e, portanto, são seguras sua aplicação em humanos. O que se observa é que as exigências   defendidas pelo governo brasileiro foram únicas no mundo e, portanto, desnecessárias. Com isso o Brasil ficou na fila para iniciar sua vacinação tendo que aguardar o envio das doses a conta gota.

Enfermeira Monica Calazans recebeu a primeira dose da CoronaVac 

O início da vacinação no Brasil se deu no dia 23 de janeiro em São Paulo,  logo após o anuncio da Anvisa liberando para uso emergencial a vacina CoronaVac. O Governador de São Paulo João Doria não perdeu tempo e ao vivo realizou a primeira vacinação no Brasil. Essa foto o Presidente Bolsonaro ficou de fora.

Em agosto de 2020 a Pfzier ofereceu ao governo brasileiro 70 milhões de doses. O governo não realizou o pré-acordo. Como os outros países no mundo. Como deveria ser chamado esse ato? Irresponsabilidade, pouco caso com a vida dos brasileiros? Deem o termo que couber. Estamos a 34 dias com uma  média de mortos acima de mil  vidas que poderiam estarem vacinadas não fazendo parte dessa triste estatística.

Em outro momento veio ao conhecimento dos brasileiros outra negligência do Ministério da Saúde O diretor do Instituto Butantã Dimas Covas em reposta as acusações do governo Bolsonaro, apresenta documentos em que prova que o Instituto ofereceu  em três momentos 160 milhões de doses e que foi recusada pelo governo federal. Qual o nome se dar a essa atitude? Descumprimento a Constituição Federal e, portanto, crime contra a saúde pública dos brasileiros?  Uma afronta direta a constituição federal no seu artigo 5º da constituição? 

Diretor do Instituto Dimas Covas

Já poderíamos estar num estágio muito mais avançado na vacinação, assistimos as reduções no contágio pela Covid-19 experimentadas nos países que iniciaram as campanhas ainda em dezembro de 2020. EUA, Israel, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Argentina em fim, estaríamos mais aliviados. O que pensa o governo com a manutenção dessas atitudes?

O STF felizmente mandou um recado ao governo federal ao permiti que os governadores e prefeitos possam realizar a compra das vacinas caso o governo não cumpra com o cronograma de vacinação. Um alivio para os brasileiros. O STF não estar interferindo na seara do governo é bom que se diga para depois essa argumentação não seja usada para justificar a não aquisição do imunizante. O STF deu aos  Estados e municípios a prerrogativa de agirem se assim o governo federal não o fizer.

Exemplos não faltam para a compreensão de que essa guerra não será vencida se depender da vontade do governo federal.  

Haverão punições com certeza no futuro para os responsáveis de hoje, não  como não ter, mas, infelizmente as vidas não retornarão para os lares de centenas de milhares de famílias que perderam e ainda perderão seus entes queridos. Nessa guerra no Brasil.

Cidades do Maciço dia a dia

Claudio Ramos

24/02/2021


 

 

 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Cronograma de Entregas de vacinas divulgado pelo Ministério da Saúde

Às vésperas da reunião com governadores e com vários municípios com baixo estoque de vacinas para o coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou, nesta terça (16/2) que distribuirá, até setembro, 100 milhões de doses da Coronavac. A quantia é a soma de 46 milhões de doses já compradas, e outras 54 milhões, previstas em um contrato assinado pela Fundação Butantan. Há previsão de entrega, até dezembro, de outros 42,5 milhões de doses fornecidas pelo Consórcio Covax Facility. E há, ainda, contrato com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de cerca de 222,4 milhões de doses. Essa quantia começou a ser entregue em janeiro.

Resta saber se os estados receberam os imunizantes a tempo. O risco de suspensão da vacinações já atinge várias cidades. O Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, tem imunizantes até o próximo sábado. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou toque de recolher em todas as cidades de 22h às 5h por sete dias. E a prefeitura de Salvador (BA) suspendeu a vacinação por falta de doses. No interior do Ceará, o município de Juazeiro do Norte, no Cariri, suspendeu a vacinação de idosos para aplicar a segunda dose dos profissionais de saúde. E também há carência do produto na capital do estado, Fortaleza.

Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso, suspenderam a aplicação das primeiras doses e estão aplicando apenas a segunda em quem já foi vacinado. A luz amarela de alerta está acesa, ainda, em Natal (RN) e Curitiba (PR). O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que equipes da pasta trabalharam durante o carnaval para garantir as 54 milhões de doses de Coronavac. “O Ministério tinha a opção de comprar essa remessa adicional da Coronavac até 30 de maio, como estava previsto no acordo que assinamos com o Butantan, em janeiro, para garantir 46 milhões de doses que, além de confirmadas, começaram a ser entregues em 18 de janeiro. Preferimos adiantar a confirmação para termos logo essas 54 milhões de doses”, disse.

Há previsão de contrato de compra, também, com a União Química, para que o Brasil receba 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, e com a Precisa Medicamentos, para outras 30 milhões de doses da Covaxin, entre março e maio próximos. De acordo com uma nota divulgada pela Saúde, há negociação, também, “para ampliar, ainda em 2021, as 364,9 milhões de doses que o Brasil tem atualmente contratadas, fora outras 10 milhões que poderá vir a confirmar com os fornecedores da Sputnik V e da Covaxin”.

Confira, abaixo, Cronograma de Entregas de vacinas divulgado pelo Ministério da Saúde:

CONSÓRCIO COVAX FACILITY

Entregas das 42,5 milhões de doses:
Março: 2,65 milhões de doses da AstraZeneca
até Junho: 7,95 milhões de doses da AstraZeneca

- O consórcio, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), funciona como um centro de distribuição internacional de vacinas. O Brasil receberá, ainda, aproximadamente mais 32 milhões de vacinas contra Covid-19 produzidas por laboratórios de sua escolha até o final do ano, conforme cronogramas estabelecidos exclusivamente por esse consórcio.

 FUNDAÇÃO BUTANTAN – CORONAVAC/SINOVAC

Entregas das 100 milhões de doses:
Janeiro: 8,7 milhões - entregues
Fevereiro: 9,3 milhões
Março: 18,1 milhões
Abril: 15,93 milhões
Maio: 6,03 milhões
Junho: 6,03 milhões
Julho: 13,55 milhões
Agosto:13,55 milhões
Setembro: 8,8 milhões

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – OXFORD/ASTRAZENECA

Entregas das 222,4 milhões de doses:
Janeiro: 2 milhões - entregues
Fevereiro: 4 milhões
Março: 20,7 milhões
Abril: 27,3 milhões
Maio: 28,6 milhões
Junho: 28,6 milhões
Julho: 1,2 milhões

- A partir da incorporação da tecnologia da produção do IFA, a Fiocruz deverá produzir e entregar mais 110 milhões de doses no segundo semestre de 2021.

UNIÃO QUÍMICA - Sputnik V/Instituto Gamaleya

- Entrega das 10 milhões de doses (importadas da Rússia) – Previsão de assinatura de contrato esta semana.

Março: 800 mil entregues 15 dias após a assinatura do contrato
Abril: 2 milhões entregues 45 dias após a assinatura do contrato
Maio: 7,6 milhões entregues 60 dias após a assinatura do contrato

- A partir da incorporação da tecnologia da produção do IFA, a União Química deverá passar a produzir mais 8 milhões de doses por mês.

PRECISA MEDICAMENTOS – Covaxin/BHARAT BIOTECH

- Entrega das 20 milhões de doses, importadas da Índia – Previsão de assinatura de contrato esta semana.

Março: 8 milhões - 4 milhões + 4 milhões de doses entregues entre 20 e 30 dias após a assinatura do contrato
Abril: 8 milhões - 4 milhões + 4 milhões de doses entregues entre 45 e 60 dias após a assinatura do contrato
Maio: 4 milhões entregues 70 dias após a assinatura do contrato

Com informações do  Correio Braziliense. 

 

 

 

domingo, 7 de fevereiro de 2021

CORONAVIRUS E A GRANDE DÚVIDA DO CAPITALISMO, CPF's ou CNPJ's; CNPJ's ou CPF's

 











O primeiro caso de morte por Covid 19 no Brasil ocorreu segundo o Ministério da saúde no dia 12 de março de 2020 mas, somente em junho do mesmo ano é que foi confirmada que a morte teria sido decorrente do novo corona vírus.  Rosana Aparecida Urbano de 57 anos. A senhora faleceu um dia após a sua internação, naquele momento as informações eram muito novas e desencontradas. O vírus era totalmente desconhecido. Era apenas o começo de uma guerra intensa onde o desconhecimento trazia aos profissionais que lidavam com o novo vírus, o medo, o pavor nas cenas que assistiam, das angustias que eles acompanhavam todo os dias nos corredores dos hospitais.

No outro flanco a corrida por informações fez com que a OMS (Organização Mundial da saúde ) reunisse tudo que se tratava de informações, experiências que pudesse contribuir para criar um protocolo mínimo ´para evitar a disseminação do poderoso vírus. Foram sendo descobertos vários protocolos dentre eles o uso de mascarás. Os especialistas buscavam assim diminuir a circulação do vírus até que se encontrasse uma cura definitiva.

O mundo se isolou,  dentro de seus territórios.  Grandes economias tentavam de todas as formas salvar empresas e vidas ao mesmo tempo, mas, o que se observava era que seria preciso se fazer uma escolha ou os Cnpj’s ou os CPF’s. Difícil escolha no mundo capitalista. Após alguns meses de lockdown a pressão para reabrir a economia se tornou cada dia mais forte, liderados por vozes negacionistas   poderosas como o Presidente dos EUA  Donald Trump e do Presidente Brasileiro Jair Bolsonaro. Tinha alguns outros presidentes nessa onda, mas, diante da fúria percebida por eles do vírus se entregaram a necessidade de um pensamento coletivo das lideranças mundiais no combate a pandemia.  Os dois presidentes persistiram na negação da força do vírus e se tornaram os maiores países em números de contaminados e de mortes pela covid-19. Sim, os Eua e o Brasil são respectivamente o primeiro e o segundo países e número de mortes pela covid no mundo.

Aqui no Brasil o presidente foi as ruas, negou a eficácia das máscaras, condenou o isolamento e receitou medicamentos sem nenhuma comprovação cientifica. Tudo isso na cara das autoridades de saúde, na cara da justiça, na cara do parlamento, que, caladas sem nada fazer, assistiam a tudo num silêncio com cheiro de morte.  Hoje já são mais de 230 mil mortes no Brasil. Neste grave momento onde se necessita de um continuo trabalho a principal pasta que é o Ministério da saúde ela é a que sofre constantes mudanças e ao fim quem permaneceu na cadeira foi um general que se mostrou não compreender de Saúde nem tampouco de logística o que seria em tese, sua especialidade. O ministro que mais tempo permanece na cadeira é um General Militar Eduardo Pazzuello que não teve a menor cerimônia em dizer “Um manda e o outro obedece”. Aparelhou o Ministério com militares, retirando os especialistas da pasta.


Uma mistura perigosa em que o resultado não poderia ser outro, explosão de casos com uma forte segunda onda, falta de respiradores em alguns estados e mortes e mais mortes, milhares por dia.

A esperança seriam e de fato são, as vacinas,  corrida  vencida pela ciência que em tempo record encontrou com eficiência não uma, mais dezenas de vacinas eficazes contra a Covid 19. Viva a ciência e os cientistas!!!!

O mundo entendeu o recado, só haveria solução, só se salvariam CNPJ’s e CPF’s juntos, com uma ampla campanha de vacinação mundial, pois,  não adiantaria  imunizar um país somente se, outros não fizesse o mesmo, por conta do alto grau de transmissão e as novas variações que o vírus vai tomando. O inimigo é mutante. As grandes nações  terão  que esquecer temporariamente o individualismo para abraçar o coletivo. Quem diria em pleno 2021.


Aqui em terras tupiniquins começava outra guerra, o governo atrasa a compra de vacinas, sejam pela não firmação de acordos durante as fases de pesquisas  como também do não compromisso da  compra de vacinas quando aprovadas pelos órgãos reguladores. Passa uma ideia de má vontade na aquisição daquilo que seria a única salvação dos CNPJ’s e dos CPF’s no mesmo momento.

Entre idas e vindas o Ministério da Saúde sob a pressão dos governadores e sociedade civil começa uma tímida vacinação no País, após resolvidas as brigas políticas entre o presidente da república e governadores.

Aos trancos e barrancos seguimos na luta para salvarmos mais vidas possíveis desse vírus fatal. O mundo parece ser diferente  no Brasil. Que o senhor do Universo seja bondoso com o mundo tão egoísta.

 

Cidades do maciço dia-a-dia

Claudio Ramos


terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

PANDEMIA,, REELEIÇÕES DA MAIORIA DOS PREFEITOS E JUVENTUDE MARCARAM AS ELEIÇÕES DE 2020.

 ELEIÇÕES DE PREFEITOS  DO  MACIÇO DE  BATURITÉ 

Municípios componentes: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

ACARAPE : 2021/2024

 

PREFEITO •  Francisco Edilberto Beserra Barroso PDT  - 47 anos 

VICE:         Vivian Torres Ramos De Freitas – PDT – 48 anos  

Edilberto, do PDT, foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Acarape (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Edilberto teve 58,68% dos votos. Foram 5.789 votos no total.

O candidato derrotou Dr Alexandre, que ficou em segundo lugar com 41,16% (4.061 votos).

A eleição em Acarape teve 8,54% de abstenção, 1,47% votos brancos e 3,25% votos nulos.


ARACOIABA 

PREFEITO : Tiago Campelo Nogueira – PDT - 39 anos

VICE : Francisco Helder Loureiro Paz – 59 anos

Thiago Campelo, do PDT, foi reeleito em novembro, domingo (15), prefeito de Aracoiaba (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Thiago Campelo teve 59,92% dos votos. Foram 12.113 votos no total.

O candidato derrotou Edim da Bil, que ficou em segundo lugar com 39,08% (7.900 votos).

A eleição em Aracoiaba teve 9,77% de abstenção, 0,94% votos brancos e 3,01% votos nulos.

Thiago Campelo tem 38 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de advogado. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 300.000,00.

O vice é Helder Paz, do PP, que tem 59 anos.

Os dois fazem parte da coligação Aracoiaba de Mãos Dadas Com o Povo, formada pelos partidos PDT, PT, PSDB e PP.

Na eleição da AMAB Tiago Campelo foi eleito tesoureiro do grupo e acumula ainda a Presidência do consorcio de Saúde do Maciço. 


ARATUBA

 

PREFEITO: Joerly Rodrigues Victor  33 anos 

Vice: CE, Francisco de Assis de Sousa Lima - 42 anos

Joerly Vitor, do Republicanos, eleito e, novembro  domingo (15), prefeito de Aratuba (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Joerly Vitor teve 35,76% dos votos. Foram 3.367 votos no total.

O candidato derrotou Furinga, que ficou em segundo lugar com 35,29% (3.323 votos).

A eleição em Aratuba teve 10,87% de abstenção, 1,22% votos brancos e 2,67% votos nulos.

Joerly Vitor tem 33 anos, é solteiro, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 345,72.

O vice é Chico Abel, do PL, que tem 42 anos.

Os dois fazem parte da coligação A Verdadeira Mudança, formada pelos partidos REPUBLICANOS, PL, MDB e PSB.


BARREIRA

 

PREFEITA: DA. Maria Auxiliadora Bezerra Fechine tem 49 anos de idade.

VICE: Alan Nemer Guedes da Silva - 36 anos de idade

Dra Auxiliadora, do PSD, foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Barreira (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Dra Auxiliadora teve 52,38% dos votos. Foram 7.604 votos no total.


A candidata derrotou Alailson Saldanha, que ficou em segundo lugar com 43,78% (6.356 votos).

A eleição em Barreira teve 9,5% de abstenção, 1,4% votos brancos e 3,87% votos nulos.

Dra Auxiliadora tem 49 anos, é casada, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de médica. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 178.739,63.

O vice é Alan Guedes, do MDB, que tem 36 anos.

Os dois fazem parte da coligação Construindo uma Nova Historia, formada pelos partidos PSD e MDB.

A situação com relação ao executivo do município até o momento se encontra indefinido, a prefeita eleita permanece afastada. 


BATURITÉ 

 



PREFEITO: Herberlh Freitas Reis Cavalcante Mota -  36 anos de idade. Natural de Tauá

VICE: Carlos Lourenço Freitas (Ir. Carlinhos)  - tem 53 anos de idade.

O novo prefeito de Baturité, Herberlh Mota (PL), eleito para a  legislatura 2021-2024.


O prefeito Herberlh Freitas Reis Cavalcante Mota tem 36 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.312.031,14. Já o vice Ir Carlinhos (Francisco Carlos Lourenço Freitas), do PL, tem 52 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 137.000,00.


Herbelh recebeu  7.419 votos (36,76%) contra 6.251 votos (30,94%)  do segundo lugar Ivo Junior.

Esta mostrando muita vontade para deixar marcado sua administração. Desburocratização, desenvolvimento e geração de empregos é sua meta.

CAPISTRANO

PREFEITO: Antônio Soares Saraiva Junior - 44 anos de idade. Natural de Baturité

VICE: Claudio Bezerra Saraiva - 57 anos de idade.

Junior Saraiva, do PSD, foi reeleito, neste domingo (15), prefeito de Capistrano (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Junior Saraiva teve 48,94% dos votos. Foram 6.274 votos no total.

O candidato derrotou Zé Renato, que ficou em segundo lugar com 47,07% (6.035 votos).

A eleição em Capistrano teve 11,55% de abstenção, 1,42% votos brancos e 3,28% votos nulos.

Junior Saraiva tem 43 anos, é divorciado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de prefeito. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 120.000,00.

O vice é Claudio Saraiva, do PSB, que tem 57 anos.

Os dois fazem parte da coligação Força, Coragem, Trabalho e Fé., formada pelos partidos PT, PSB e PSD.

GUARAMIRANGA

 

PREFEITA: Roberlandia Ferreira Castelo Branco nasceu na cidade de Óros, no dia 20 de maio de 1982 e mudou-se para Guaramiranga em 2000. Formada em Biologia, Pedagogia e cursando faculdade de Direito. É casada e mãe de dois filhos. 39 anos de idade.

VICE: Marcos Antonio Caracas de Souza  tem 58 anos de idade.

Roberlandia Ferreira, do PDT, foi reeleita  prefeita de Guaramiranga (CE)  em 2020. . Ao fim da apuração, Roberlandia Ferreira teve 57,97% dos votos. Foram 2.785 votos no total.

A candidata derrotou Luiz Viana, que ficou em segundo lugar com 42,03% (2.019 votos).

A eleição em Guaramiranga teve 10,22% de abstenção, 1,54% votos brancos e 3,52% votos nulos.

Roberlandia Ferreira tem 38 anos, é casada, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de administradora. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 574.581,00.

O vice é Marcos Caracas, do Cidadania, que tem 58 anos.

Os dois fazem parte da coligação Guaramiranga No Caminho Certo, formada pelos partidos PDT, PL e CIDADANIA.


ITAPIUNA


PREFEITO: Dário de Oliveira Coelho -  53 anos de idade.

VICE: Joaquim Clementino Ferreira Filho -  38 anos de idade.

Dário Coelho, do MDB, reeleito,  prefeito de Itapiúna (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Dário Coelho teve 45,52% dos votos. Foram 5.754 votos no total.

O candidato derrotou Wauston, que ficou em segundo lugar com 36,48% (4.611 votos).


A eleição em Itapiúna teve 11,9% de abstenção, 1,32% votos brancos e 3,54% votos nulos.

Dário Coelho tem 53 anos, é casado, tem ensino médio incompleto e declara ao TSE a ocupação de comerciante. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

O vice é Joaquim Filho, do PSDB, que tem 38 anos.

Os dois fazem parte da coligação Unidos Para Avançar, formada pelos partidos MDB e PSDB.


MULUNGU


PREFEITO:  Natural de Baturité - CE, Robert Viana Leitão nasceu em 12/06/1982 e tem 38 anos de idade.

VICE: Francisco Cleanto Bezerra Uchoa nasceu em 06/02/1978 e tem 42 anos de idade.

Robert Viana, do PL, foi reeleito, em novembro de 2020,  domingo (15), prefeito de Mulungu (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Robert Viana teve 63,30% dos votos. Foram 4.365 votos no total.


O candidato derrotou Rafael Vinhas, que ficou em segundo lugar com 36,70% (2.531 votos).

A eleição em Mulungu teve 12,27% de abstenção, 1,09% votos brancos e 2,95% votos nulos.

Robert Viana tem 38 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de empresário. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 433.000,00.

O vice é Cleanto Uchoa, do PP, que tem 42 anos.

Os dois fazem parte da coligação Pra Fazer Muito Mais, formada pelos partidos PL e PP.


OCARA

 


PREFEITA :  Natural de Caridade - CE, Amalia Lopes de Sousa - 58 anos de idade.

VICE:  - Geovane Nobre Pereira tem 37 anos de idade.37 anos de idade.

Amalia, do PP, foi reeleita,  domingo (15) de  2020, prefeita de Ocara (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Amalia teve 49,04% dos votos. Foram 9.679 votos no total.


A candidata derrotou Dr Leonildo, que ficou em segundo lugar com 48,94% (9.659 votos).

A eleição em Ocara teve 9% de abstenção, 0,93% votos brancos e 2,73% votos nulos.

Amalia tem 58 anos, é casada, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de prefeita. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 2.137.750,00.

O vice é Geovane, do PSDB, que tem 37 anos.


Os dois fazem parte da coligação O Progresso Não Pode Parar, formada pelos partidos PSDB, PSL, PP e PT.

Eleição decidida por apenas 20 votos.


PACOTI


PREFEITO: Natural de Pacoti, Dr Marcos Norjosa Gonzaga, 52 anos de idade.

VICE: Loura do Valmir,  Natural de Pacoti - CE, Maria Jerusa Oliveira da Silva nasceu em 14/06/1981 e tem 39 anos de idade.

Dr Marcos, do PT, foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Pacoti (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Dr Marcos teve 52,88% dos votos. Foram 4.439 votos no total.

O candidato derrotou Kiko Sampaio, que ficou em segundo lugar com 42,22% (3.544 votos).


A eleição em Pacoti teve 12,23% de abstenção, 1,11% votos brancos e 5,54% votos nulos.

Dr Marcos tem 52 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de médico. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.495.256,00.

A vice é Loura do Valmir, do PDT, que tem 39 anos.

Os dois fazem parte da coligação Pacoti Nossa Terra, Nossa Gente, formada pelos partidos PSB, PRTB, PDT, PC do B e PT.


PALMACIA


 


PREFEITO: 

David Campos, do MDB, foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Palmácia (CE) para os próximos quatro anos, tem 33 anos de idade. Ao fim da apuração, David Campos teve 59,58% dos votos. Foram 4.436 votos no total.

O candidato derrotou Delegado Moisés Fernandes, que ficou em segundo lugar com 32,46% (2.417 votos).

A eleição em Palmácia teve 12,48% de abstenção, 1,23% votos brancos e 3,42% votos nulos.

David Campos tem 33 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de prefeito. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 85.778,28.

O vice é Marcondes Barbosa, do PTB, que tem 31 anos.

Os dois fazem parte da coligação Para Palmácia Seguir Crescendo, formada pelos partidos PTB e MDB.

David Campos foi eleito vice-presidente da AMAB 


REDENÇÃO

 

PREFEITO: David Santa Cruz Benevides, Natural de Fortaleza tem 31 anos de idade.

VICE: Natural de Baturité - CE, Jose Aecio Bezerra  tem 50 anos de idade.

Davi Benevides, do PDT, foi reeleito,  domingo (15 de 2020, , prefeito de Redenção (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Davi Benevides teve 83,35% dos votos. Foram 15.047 votos no total.


O candidato derrotou Jadson Ferreira, que ficou em segundo lugar com 13,34% (2.408 votos).

A eleição em Redenção teve 13,73% de abstenção, 2,33% votos brancos e 5,34% votos nulos.

Davi Benevides tem 30 anos, é solteiro, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de prefeito. 

Ele tem um patrimônio declarado de R$ 30.000,00.

O vice é Aécio Bezerra, do PSB, que tem 50 anos.

Os dois fazem parte da coligação Redenção Seguindo No Caminho Certo, formada pelos partidos PSB, PP, PT, PL e PDT.

Davi Benevides é filho do deputado Mauro Benevides, portanto tem pedigree. Ele já havia surpreendido com o alto percentual de votos em 2016, 83,49% dos votos válidos.  O percentual de votos de sua reeleição ainda traz outra curiosidade, Davi elegeu toda a bancada de vereadores de Redenção. Por último foi eleito Presidente da Associação de prefeitos do maciço de Baturité. , 

A alta taxa de prefeitos reeleitos mostra que os municípios reconheceram os mandados da maioria dos prefeitos do Maciço de Baturité. Os prefeitos de Barreira e Ocara enfrentam ainda investigações do TSE. 

A média de idade dos prefeitos eleitos é de 43 anos e uma uma taca de reeleição de cerca de 61,53%.  Juventude e continuidade marcaram as eleições de 2020 e não podemos esquecer que os gestores enfrentaram a maior crise sanitária dos tempos modernos, a pandemia do novo corona vírus. Outro detalhe que deve ser acrescentado é o fato de que nos Municípios de Aratuba e Baturité os prefeitos abdicaram do seu direito a reeleição. Muita coisa para se registrar. 

Os munícipes do maciço de Baturité, esperam que a força jovem representada pelos nomes apresentados e eleitos deste pleito possam trazer o desenvolvimento que nossa região tanto precisa, temos potencial na área do turismo, religioso, de aventuras, além de possuirmos uma natureza exuberante. 


Boa sorte senhores novos gestores, nosso Maciço torce por vocês.


Claudio Ramos

Cidades do Maciço dia a dia 

85- 999612385



Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...