Matadouro Publico do Maciço de Baturité/ Aracoiaba-CE |
O MP/CE através de diversas manifestações proibiu a utilização de matadouros de animais no Ceará por estes equipamentos não apresentarem condições mínimas para o abatimentos dos animais. Essas medidas trouxeram um problema sério principalmente nos municípios do interior. Os marchantes a partir da decisão tiveram que se adaptar a nova realidade o que encareceu a atividade nos municípios do Ceará e colocou dúvidas sobre a procedência da carne consumida na região.
O Ceará possui 223 matadouros. Desse total, estão em atividade 159 públicos e 20 particulares. Outros 20 estão desativados e 23 em fase de implantação. A maioria dos matadouros ativos, 64%, abate animais tanto de grande como de pequeno porte, como bovinos, suínos e caprinos. Esses dados serão utilizados na elaboração de um plano estratégico de implantação de matadouros regionais.
Em setembro de 2011, um comitê formado pelas Secretarias das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Saúde e pela Semace se reuniu para planejar as ações. O Estado disponibilizou R$ 2,9 milhões.
O equipamento está na segunda fase de construção, a terceira será a parte de equipamentos para depois, ser entregues a população. A construção do novo matadouro esta sendo realizado com verbas de recursos próprios do município de Aracoiaba. Embora estarmos atravessando um grave problema com a pandemia, com economia e planejamento do Prefeito Thiago Campelo a construção do matadouro importante para a saúde da população pode ser viabilizado.
Essa é sem dúvidas uma excelente noticia para os moradores da região. Um problema de muitos anos finalmente se encaminha para a solução. a população dos municípios do Maciço de Baturité agradece.
Claudio Ramos