terça-feira, 11 de abril de 2017

VEREADOR SE DESTACA EM SEU PRIMEIRO MANDATO EM BATURITÉ


Câmara dos Vereadores de Baturité
Baturité vem durante muitos anos, sofrendo com representações políticas fracas. Principalmente das últimas décadas. A situação administrativa precária em que se encontra o município deve-se as decisões tomadas pelos últimos prefeitos e a anuência do poder legislativo. Folha de servidores aumentada sem necessidade, cargos oferecidos em concursos sem  preenchimento de vagas importantes, como vigias e merendeiras. Por essa e muitas outras razões, a classe política de Baturité vem caindo em descrédito ano a ano.


O ano de 2017 reacendeu-se a esperança, vinda no nome de Marcos Reis (PT). 

O vereador eleito foi uma das grandes surpresas das eleições de 2016 na cidade. Eleito com uma forma de buscar votos diferente das comuns praticadas a tempos, obteve 991 votos, obteve legitimidade pela forma como fez sua campanha. Por isso ganhou além do assento na Câmara Municipal de Baturité, a credibilidade e confiança de seus eleitores.


A princípio Marcos Reis (PT) era uma incógnita, para uns, muito jovem, para outros, que seria engolido logo nos primeiros meses, pelos vereadores mais experientes.

A cada sessão, Marcos Reis se apresentou como um defensor da população e da coisa correta. Passou a ser destaque na casa legislativa e no bairro Lages, bairro natal que concedeu a ele, uma expressiva votação. Conseguiu a vinda do Caminhão do cidadão, CNH popular para os munícipes,




 O carnaval das crianças no bairro, realizou por sua conta consertos nas ruas do bairro. Inclusive proporcionando aos cidadãos informações qualificadas, quando promoveu a palestra com renomados nomes da área, para esclarecer aos servidores e curiosos  os pontos que seriam mudados caso seja aprovado as mudanças de regime jurídico e fundo próprio. Mas, seu maior destaque é sem dúvidas seus posicionamentos abalizados na defesa dos direitos da causa justa. Neste momento a grande luta é a complicada mensagem do prefeito que intenciona mudar  o regime jurídico dos servidores bem como, a temível mudança de regime previdenciário. Inclusive proporcionando aos cidadãos informações qualificadas, quando promoveu a palestra com renomados nomes da área.



Marcos Reis, esta sendo decisivo na defesa da ordem na casa e dos próprios direitos dos vereadores, que muitos não se aperceberam ainda. Naquela casa situações arbitrárias vem sendo constantemente combatidas.

Modelo de Briquedoteca
Recentemente o vereador em parceria do Deputado Estadual Elmano de Freitas (PT) E GOVERNO do Estado, conseguiram trazer para o bairro das Lages uma BRINQUEDOPRAÇA e ACADEMIA DE GINASTICA, para alegra aos moradores do bairro. No espaço de tempo de 120 dias a praça das Lages terá esse belo espaço de lazer, preenchido com a nova aquisição. 



A forma de trabalhar de Marcos Reis traz a certeza de que somos responsáveis sim, por nossas escolhas. Enquanto a maioria dos vereadores, amargam o descrédito, o novo vereador reacende a esperança na política local.

O mandato de Marcos Reis esta no inicio mas, começou muito bem. É o vereador mais assediado e com certeza o que tem a maior aprovação no momento.

Modelo
Cabe aos baturiteenses contribuir com sua participação nas sessões e nas decisões políticas da cidade. esta sendo provado que não precisamos de muitos guerreiros mas, de lutadores abnegados e dispostos a defender a causa justa.

Por enquanto só resta nos rendermos a excelente escolha dos 991 eleitores que permitiram nossa Baturité enxergar um novo horizonte.

Parabéns, vereador de Baturité Marcos Reis.



Cidades do Maciço dia-a-dia.

Fotos: redes sociais. 

quarta-feira, 5 de abril de 2017

SERVIDORES X EXECUTIVO

                                             

O mês de Abril começou com uma sessão tumultuada nesta segunda-feira (03). Estava colocada em xeque a mudança de regime jurídico dos servidores do município de Baturité. Como era de se esperar a noite foi regada de suspense e apreensão. Nos bastidores já se tinha a certeza de que o executivo sairia vencedor. Porém, a população nutria ainda alguma esperança. Esperança no posicionamento contrário a matéria de vereadores que são ou possuem parentes servidores públicos.

A leitura do 200 artigos foi enfadonha, muitos populares foram embora mas, centenas de pessoas permaneceram até o fim da sessão que prometia fortes emoções. 

A mesa diretora da Câmara municipal proibiu a presença dos profissionais de imprensa da única emissora presente a sessão., a 94 FM.  Essa atitude autoritária causou revolta aos presentes e em alguns vereadores.


Após a leitura dos artigos e as emendas tanto  das comissões como as do executivo, iniciou-se as votações. Neste  momento a platéia começou a se revoltar com a certeza de que a esperança virava uma triste realidade. 
Vereadores da base do prefeito
O executivo municipal conseguia seu intento que era a mudança para o Regime Estatutário que teoricamente traz a relação, poder executivo e servidor para bem mais próxima. Mas, o mais estranho nesta noite, foi a condução do presidente da casa o vereador Renaldo Braga. Visivelmente alterado o que pode ser constatado pela cobertura  dos profissionais da .https://www.facebook.com/94fmbaturite// O presidente impediu a fala dos vereadores e monocraticamente declarou aprovado a matéria do executivo.

Após essa desastrosa medida os vereadores Renaldo Braga, Rosiane Cardoso, Jozivam (Bambam), Vagné Nogueira, Clarissa Calado, Nelson Arruda (irmão do prefeito), Socorro Araújo se dirigiram para o interior da casa legislativa permanecendo la até a saída após horas escoltados  . A população não perdoo e vaiaram, xigaram os vereadores da base do prefeito. O presidente da Câmara de vereadores foi acompanhado por uma multidão até próximo de sua residência, sobre gritos de "Ditador, ditador, traidor do povo"

Os vereadores contrários a medda, ficaram juntos da população e conversaram com a imprensa, são eles: Irmã Edileuza, Marcelo Cardoso, Gildo Barros e Luciano Furtado. O vereador Marcos Reis saiu consternado com o posicionamento do presidente que lhe negou a fala. A vereadora Simony Feitosa não estava presente mas, registrou voto contrário a matéria. A população não entendeu e nem aceitou a ausência da parlamentar em um momento decisivo.

Os vereadores contrários e os sindicatos foram ao Fórum da cidade para entrarem com um mandato de segurança para anular a sessão.

Aonde esta história vai chegar? Saberemos nos próximos capítulos. Mas, uma coisa ficou clara. Existe na politica o antes da eleição e o depois da eleição. E também os acordos antes das eleições. Estamos vendo isso mais uma vez aqui em Baturité.

Cidades do maciço dia-a-dia
Fotos: Redes sociais.

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...