segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Governo do Ceará autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

 



O Governo do Ceará autorizou, neste sábado (29), o início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité, marco decisivo para a interiorização e descentralização dos serviços de saúde no Estado. A nova unidade — que levará o nome de Hospital Polo Regional Papa Francisco  contará com 239 leitos e vai ampliar de forma significativa o acesso da população a atendimentos de média e alta complexidade.

O governador Elmano de Freitas, filho de Baturité, celebrou o início da construção e destacou que o equipamento representa um avanço histórico para todo o Maciço. A primeira etapa receberá investimento de R$ 255,7 milhões, destinados à execução completa da obra.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, ressaltou que o projeto foi pensado para atender às necessidades concretas das famílias da região, garantindo um equipamento moderno, humanizado e funcional.

Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital ofertará sete especialidades essenciais:

  • Emergência

  • Traumato-Ortopedia

  • Obstetrícia

  • Pediatria Clínica

  • Clínica Geral

  • Cirurgia Geral

  • Cirurgia Obstétrica

Além do impacto direto no atendimento à população, a obra também terá forte efeito econômico. No pico da construção, cerca de 500 operários estarão empregados, movimentando a economia local e fortalecendo o mercado de trabalho no Maciço.

Presente ao ato, o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, destacou a importância da conquista e lembrou a trajetória de esforços que antecederam a autorização da obra, classificando o momento como um “divisor de águas” para a região.

Moradores também comemoram. A agricultora Maria Gomes, residente no Maciço, emocionou-se ao comentar o avanço: “É uma alegria grande ver essa obra começar. Esperamos por isso durante muitos anos. Agora vamos ter atendimento aqui, perto de casa.”

Composto por 13 municípios e uma população estimada em 226 mil habitantes, o Maciço de Baturité convive há décadas com a necessidade de deslocar seus pacientes até Fortaleza em busca de atendimento especializado. A conclusão do Hospital Regional promete transformar essa realidade, assegurando mais dignidade, agilidade e qualidade no cuidado à saúde de toda a população.


Claudio Ramos

Radialista e Estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes ...