40 novos leitos, sendo 10 de UTI's para atendimento a pacientes da Covid 19 no Maciço de Baturité
O Governador Camilo Santana (PT), junto com o Secretário de Saúde do Ceara Dr. Cabeto, estiveram em Aracoiaba nesta sexta-feira (21), para inauguração do Hospital de Campanha. O prefeito do município Thiago Campelo recepcionou a comitiva, junto com o vice-prefeito Elder Paz, do Secretário de Saúde Vladson Freitas, e de Marisa Calixto Paz Diretora do Hospital de campanha, os profissionais de saúde foram representados pelo médico Dr. Luciano.
São 40 novos leitos de enfermaria sendo 10 leitos de UTI’s que atenderá as 8 cidades da regional de Saúde do Maciço de Baturité, composta pelas cidades de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Itapiúna e Pacoti.
Os leitos são para atendimento aos casos de covid-19 na região, os leitos de enfermarias podem, dependendo da necessidade serem convertidos em leitos de semi-uti’s. O Hospital está pronto para receber pacientes covid.
O Hospital Campanha estar equipado com maquinas de hemodiálises para atender pacientes mais graves bem com, de uma usina de oxigênio e farmácia de medicamentos.
“Com esses 40 leitos, para vocês terem uma ideia, já vamos chegar a 5.186 leitos de enfermaria e UTIs em todo o Estado do Ceará para atender exclusivamente Covid. Só UTI são 1.347, quase 500 leitos a mais do que no pico da primeira onda no ano passado”, afirmou o governador, ressaltando que o Hospital e Maternidade Santa Isabel, que já era uma referência no atendimento à população, agora conta uma unidade de campanha bem equipada e moderna.
Prefeito Tiago Campelo & Camilo Santana |
O prefeito de Aracoiaba Thiago Campelo destacou que a luta contra a Covid-19 precisa contar com a união de todos. “É mais um equipamento de saúde que vai proporcionar aos irmãos e irmãs do Maciço de Baturité ter uma estrutura de saúde nesse enfrentamento à Covid-19”, disse Thiago Campelo, agradecendo aos prefeitos e prefeitas das cidades da região e profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia do coronavírus.
O titular da Saúde, Dr. Cabeto, explicou que essa entrega faz parte das ações de regionalização da Saúde proposta pelo Governo do Estado e desenvolvida pela Sesa. “A importância da descentralização, colocando essas UTIs, levando atendimento onde as pessoas estão. Essa UTI, embora seja um anexo, tudo vai ser feito de forma que o Maciço de Baturité também disponha de uma estrutura de UTI para montar a complexidade das cirurgias. Neste momento, nós vamos atender Covid, dar segurança às pessoas para que elas não precisem ser transportadas às pressas, para que aumente a capacidade atendimento”.
Camilo lembra que a intenção do governo é de que 90% dos atendimentos de saúde sejam feitos nos municípios, evitando o deslocamento para a capital do Estado.
Claudio Ramos
Blog Cidades do Maciço dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário