O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou nesta quinta-feira (11) a ordem de serviço para o início das obras dos lotes 9 e 10 da Ferrovia Transnordestina. Com 97 quilômetros de extensão, esses trechos conectarão o Maciço de Baturité ao Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Com a autorização, 100% das obras da ferrovia no território cearense passam a estar oficialmente liberadas.
De acordo com o Governo do Estado, a execução dos dois últimos lotes deverá gerar até 2 mil empregos diretos, impulsionando a economia local e acelerando o ritmo de implantação da ferrovia.
Elmano de Freitas destacou o impacto estratégico da obra. “Estamos falando de um empreendimento que, quando concluído, ultrapassa R$ 15 bilhões. É algo que vai transformar a economia do Estado, colaborar com a logística do país e pode dobrar a movimentação de cargas do Porto do Pecém”, afirmou.
O governador também ressaltou o ganho logístico para diversos segmentos produtivos, como o setor calçadista, o agronegócio e a futura cadeia do hidrogênio verde, que deverá se consolidar nos próximos anos no Ceará.
A assinatura referente aos lotes 9 e 10 contempla oito municípios: cinco no Maciço de Baturité (Aracoiaba, Baturité, Redenção, Acarape e Palmácia) e três na RMF (Guaiúba, Maranguape e Caucaia).
Claudio Ramos
Radialista e estudante de Jornalismo
Comentários
Postar um comentário