domingo, 2 de novembro de 2025

CEARÁ: DO ABANDONO À REFERÊNCIA NACIONAL EM EDUCAÇÃO

 


Por muitos anos, o Ceará foi um dos estados mais esquecidos pelos governantes, convivendo com altos índices de analfabetismo e abandono escolar. Mas essa realidade mudou completamente.

Hoje, os números mostram um novo Ceará  um estado que virou referência nacional em educação, alcançando a meta que o Governo Federal pretende atingir apenas em 2030.

Com apenas 14,69% de analfabetismo infantil, o Ceará superou Estados muito mais ricos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O segredo desse avanço está em políticas públicas planejadas, na formação continuada de professores, no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e na implantação das escolas de tempo integral, que transformaram o ensino público.

Reconhecendo essa experiência de sucesso, o Presidente Lula nomeou Camilo Santana e sua equipe para liderar a expansão desse modelo em todo o país, com o objetivo de garantir alfabetização de qualidade para todas as crianças brasileiras.

O Ceará provou que investir em educação é o caminho que transforma nações o mesmo caminho trilhado por países que deixaram o subdesenvolvimento e alcançaram o progresso.


Educar é libertar. E o Ceará está mostrando ao Brasil como se faz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEARÁ: DO ABANDONO À REFERÊNCIA NACIONAL EM EDUCAÇÃO

  Por muitos anos, o Ceará foi um dos estados mais esquecidos pelos governantes, convivendo com altos índices de analfabetismo e abandono e...