O governador Elmano de Freitas assinou sete decretos regulamentando a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará. O ato ocorreu, nesta segunda-feira (31), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. As mudanças irão atingir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Para a SSPDS será criada uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá, além da chegada de novos núcleos em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo. Outros cargos e setores também serão implementados.
A Polícia Militar ganhará quatro comandos operacionais: um na Capital, um na Região Metropolitana de Fortaleza, um no Interior Sul e um no Interior Norte. Também serão implementados nove batalhões, 19 companhias ligadas a diversos batalhões, entre outras ações.
A Polícia Civil passará a contar com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Também serão criadas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência.
Os Bombeiros ganharão novos batalhões, como o de Salvamento Marítimo (BSMar) e o de Prevenção Institucional (BPI) e serão criadas novas coordenadorias, modernizando os serviços.
A Pefoce irá ampliar sua área de atuação com a chegada de três Coordenadorias de Perícia Regionalizadas: Sul, Norte e Central. Também serão implementadas dez células de gestão de núcleos do Interior, 23 novos núcleos de Perícia e quatro coordenadorias: inteligência, custódia, vestígios forenses e segurança da informação e desenvolvimento institucional.
A Aesp irá focar em uma formação continuada, mais específica, sem esquecer de resguardar as peculiaridades de cada instituição. Com duas novas diretorias e gerência, a Supesp praticamente terá duplicado seu número de profissionais. Com isso, os serviços serão mais rápidos, facilitando o andamento das investigações.
Informações Assessoria de Comunicação do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário