A China anunciou um novo computador quântico, chamado Jiuzhang 3.0, que, segundo eles, resolve um tipo específico de cálculo 1 milhão de vezes mais rápido que o computador quântico do Google (o Sycamore).
Mas o que é um computador quântico?
É uma máquina que usa as leis da física quântica (a ciência das partículas minúsculas, como átomos) para fazer cálculos ultracomplexos. Enquanto um computador normal usa "bits" (0 ou 1), o quântico usa "qubits", que podem ser 0, 1 ou os dois ao mesmo tempo. Isso permite resolver certos problemas muito mais rápido.
Por que a comparação com o Google?
Em 2019, o Google afirmou que seu computador quântico (Sycamore) realizou em 200 segundos um cálculo que um supercomputador tradicional levaria 10 mil anos. Agora, a China diz que seu Jiuzhang 3.0 faz um cálculo semelhante 1 milhão de vezes mais rápido que o Sycamore.
Importante entender:
Isso não significa que o computador chinês é "melhor" em tudo. Ele é especializado em um tipo de cálculo específico (chamado "amostragem de bósons"), útil para criptografia, simulações químicas ou inteligência artificial.
Ainda é uma tecnologia experimental. Não vai rodar seu WhatsApp ou Netflix mais rápido, mas pode revolucionar áreas como medicina, segurança de dados e clima no futuro.
Resumindo:
A China deu um salto na corrida quântica, mostrando que sua máquina é extremamente rápida para tarefas muito específicas. É um avanço científico impressionante, mas ainda estamos longe de ter computadores quânticos em casa.
Radialista, estudante de Jornalismo Claudio Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário