Neste domingo, 06 de dezembro, eleitores de 5.570 municípios brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As eleições municipais são as que trazem a política para mais perto de cada cidadão, com candidatos que convivem diariamente com os problemas locais e, por isso, devem estar preparados para representá-los de forma efetiva.
Entretanto, o cenário atual é preocupante. A violência nesta eleição tem se intensificado, com ameaças, agressões, disseminação de fake news e até mortes envolvendo candidatos. O eleitor precisa estar atento a essas movimentações, pois aqueles que estão por trás dessas ações não querem o melhor para o município – querem, acima de tudo, o seu voto. Eles tentam manipular o processo democrático com interesses escusos e práticas perigosas.
Além disso, é necessário que o eleitor saia do campo da admiração ou idolatria ao candidato e adote uma postura mais racional e crítica. Eleições não são sobre carisma ou promessas vazias, mas sobre escolher alguém que tenha capacidade de gerir o município de forma justa e responsável. A cidade precisa ser boa para todos os seus moradores, e não apenas para os interesses pessoais e paroquiais dos candidatos que buscam o poder a qualquer custo.
Portanto, ao escolher quem vai comandar a sua cidade, questione a integridade, as propostas e o histórico do seu candidato. Pergunte-se: o seu voto tem número ou cifrão? A responsabilidade é sua de garantir que o futuro do seu município esteja nas mãos certas.
Claudio Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário