quarta-feira, 17 de julho de 2024

REGULAMENTAÇÃO DO USO DAS AGUAS DO SÃO FRANCISCO (PISF) É APROVADA NA ALECE

 

Transposição do Rio Francisco

 

A população terá que pagar pelos custos de operação e manutenção da transposição do Rio São Francisco. No entanto, a cobrança será realizada apenas nos anos em que for preciso usar as águas do Velho Chico para o abastecimento humano. Algo semelhante às bandeiras tarifárias da energia elétrica.

 A tarifa de consumo encaminhada pelo governador Elmano de Freitas (PT) foi aprovada pela Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (1).

 A data para o início da cobrança ainda não foi definida. O valor ou formas de pagamento também não foram divulgados, porém o recolhimento será implementado de forma gradativa.

 1º ano de uso: será cobrado 5%

2º ano de uso: será cobrado 15%

3º ano: será cobrado 35%

4º ano: será cobrado 45%

5º ano: será cobrado 100%



 “Como todos vocês sabem, a água do São Francisco nunca viria de graça. A lei propõe que a tarifa seja cobrada através de uma Taxa de Segurança Hídrica. A cobrança vai ser diluída entre os setores de saneamento, indústria e serviço. A tarifa será aplicada quando a gente necessitar utilizar essa água. Por exemplo, ano passado nós não necessitamos de água do São Francisco, porque as nossas águas deram conta da nossa demanda”, explica Ramon Rodrigues, secretário de Recursos Hídricos.

 A base de oposição criticou a aprovação da tarifa de consumo. "Isso é uma vergonha, o povo cearense tanto sonhou com o Velho Chico. O PT prometeu água e não entregou. O presidente Bolsonaro entregou as águas do Velho Chico e agora que o PT voltou a governar quer que o povo pague", comentou o deputado estadual Carmelo Neto (PL), que votou contra a proposta.



 A cobrança foi sugerida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ainda durante governos anteriores. O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) permite que os estados criem formas de financiar a operação e a manutenção da transposição do Rio São Francisco.

 Além do Ceará, os outros estados que recebem água do Velho Chico também devem implementar a tarifa de consumo. Pernambuco já aprovou a cobrança. A previsão é que Paraíba e Rio Grande do Norte instituam a tarifa no próximo ano.

https://www.instagram.com/p/CzHgbbtsTyB/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/ana-estabelece-tarifas-para-aducao-de-agua-bruta-do-projeto-de-integracao-do-sao-francisco-em-2023

https://www.al.ce.gov.br/noticias/44607-alece-aprova-diretrizes-para-gestao-de-projeto-de-integracao-do-rio-sao-francisco

APROVADA PELA ALECE EM 01/11/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...