terça-feira, 28 de novembro de 2023

Educação transformadora: Após formação em Gastronomia no IFCE, empreendedora mantém tradição familiar de meio século.

 

Gastrônoma Izamara de Paula

Izamara de Paula, uma jovem empreendedora, decidiu continuar a tradição do Doce de Banana do Sítio Jordão, criado pela Dona Maria Helena a conhecida dona Marilene, avô de seu esposo Leo Vasconcelos, que fazia o doce artesanalmente para a família. Izamara se formou na primeira turma do  Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Campus IFCE Baturité em 2010 e enfrentou várias dificuldades nesse caminho, o que fortaleceu sua vocação pela gastronomia.

Izaamara de Paula & Leo Vasconcelos

A gastrônoma foi entrevista no Programa 94 News da FM São Miguel, prefixo 94,5 nesta terça-feira (28), onde compartilhou um pouco de sua história.

Ela concluiu sua graduação e pós-graduação no IFCE, e depois fez mestrado na UFC. Sua formação acadêmica foi fundamental tanto para sua vida pessoal quanto para o desenvolvimento do seu negócio na área da gastronomia. O Doce de Banana surgiu da necessidade de aproveitar as bananas pequenas e pouco atrativas para o comércio, além de evitar intermediários no processo de venda.

Izamara foi desafiada a participar do Baturité Food Festival, a convite do Sebrae, que sempre a acompanhou e incentivou seu crescimento como chef. Durante o evento, ela e sua equipe produziram o maior Doce de Banana do mundo, certificado pelo Ranking Brasil, com peso total de 551 kg. Para atingir esse recorde foram utilizados 568 quilos de banana e 284 quilos de açúcar.

Equipe do 94 News & Izadora de Paula

A Chef Izamara uniu a tradição da receita com seu conhecimento acadêmico para agregar valor à produção e diversificou seu negócio. Além do famoso Doce de Banana, ela também produz Banana Passa e balinhas de banana com chocolate, pães artesanal e outros. Produtos com selo de qualidade, 100% naturais e sem conservantes. 

Os produtos do Sítio Jordão podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais de Baturité e são vendidos para outros estados.


Embora muitos desafios tenham sido vencidos, Izamara sabe que ainda há muitos outros no futuro, mas ela tem a certeza de que está no caminho certo.






Mais informações sobre os produtos e pedidos no:

Site: dochaomacico.webnode.com

Contato (85) 9-9147-7467 WhatsApp

 


Claudio Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...