sábado, 25 de novembro de 2023

ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO MANGA, COM ORGANIZAÇÃO E MUITA LUTA SOMAM CONQUISTAS COLETIVAS PARA OS MORADORES.

 

Claudio Ramos, Batista da Manga & Ant. Pedro

O Senhor João Batista, conhecido como Batista da Manga, foi o convidado da 8ª edição do COMUNIDADE NEWS na 94 FM nesta sexta-feira (24). Batista da Manga é natural de Redenção, mas foi em Baturité que ele construiu sua história.

Ele fundou junto com os amigos Maximiliano e Chico Preto a Comunidade da Manga em Baturité, em 01/06/1983. A partir de uma conversa entre Sr. Diô, Francisco Miguel, Padre Faryus e Dr. Tizinho, surgiu a ideia de criar a associação para buscar benefícios para a comunidade. Dra. Angelica cedeu um terreno para a construção de um prédio para as reuniões, que foi construído em mutirão.

Batista da Manga enviou um ofício convidando Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo de Fortaleza, para a celebração da inauguração do prédio. Após esse momento importante, os moradores enfrentaram uma nova luta, apresentando 35 ofícios para autoridades brasileiras e organizações de outros países, como Espanha, Alemanha e Holanda.

No dia 3 de março, finalmente, foi inaugurada a Associação dos Moradores da Manga, que proporcionou diversas conquistas para a comunidade, como a implantação de água encanada nas residências e a chegada de energia elétrica no bairro.

A Associação procurou o Prefeito de Baturité, Dr. Fernando, em 1986, que providenciou calçamento e estrada para o bairro, melhorando significativamente a infraestrutura local.

Atualmente, a Associação conseguiu instalar uma areninha e realizar o asfaltamento de vias na comunidade, mas ainda há muitas lutas a serem enfrentadas. O exemplo da Associação da Manga demonstra a determinação em buscar melhorias coletivas para a vida dos moradores.

Claudio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...