domingo, 13 de agosto de 2023

CONTRIBUIÇÃO DA ILUMINAÇÃO PUBLICA DE BATURITÉ A CIP, ASSUSTA OS MUNICIPEÍS. VOCÊ, CONFERIU SUA FATURA?

Valores da CIP subiram mais de 200% de julho/agosto

Agosto começou com desgosto para os Baturiteenses,  os moradores foram surpreendidos  com a chegada da fatura da conta de luz com valores abusivos na CIP (Contribuição da Iluminação Pública). 

Um verdadeiro escarnio com os consumidores. A chamada contribuição veio com variações que passam dos 200%  se comparada ao mês anterior.  Muitos moradores apresentavam suas faturas de energia revoltados, e aos poucos já eram centenas de pessoas tentando entender o porque do aumento absurdo.

Os consumidores buscaram a Enel que por sua vez orientavam que procurassem a Prefeitura Municipal de Baturité, quando chegavam no departamento de finanças recebiam a informação que não era na Prefeitura. E ficou esse jogo de que "não é aqui o problema" . "E onde será"?, indagou uma moradora que preferiu manter seu anonimato. A população revoltada buscava a resposta. 

O Prefeito da cidade Herbelh Mota  disse ter recebido reclamações e se comprometeu de agendar uma reunião com a Enel. A Empresa estar em processo de venda mas, este é um assunto que trato mais a frente. 

Acionei a Vereadora Clarissa Calado para relatar o problema que prontamente se colocou a disposição para buscar a resolução. Duas situações precisariam serem resolvidas de imediato: 

1-  A cobrança abusiva precisaria ser paralisada imediatamente, para que não houvesse a repetição da cobrança no mês seguinte;

2- A retenção dos valores recebidos pela Prefeitura para futura devolução.

Clarissa Calado imediatamente criou um grupo onde as pessoas poderiam enviar copias das faturas que vieram com cobranças abusivas, e foram muitas as faturas que chegaram.

Vereadora: Clarissa Calado

Próximos passos 

Na Sessão de segunda-feira (14) as 18:00  será pedida uma Audiência Publica na Câmara para que sejam convocados os representantes da Enel e da Prefeitura para explicarem quem errou. Será aberta também, segundo a vereadora Clarissa uma Ação civil publica.

Recentemente foi aprovada pela Casa Legislativa um novo código tributário na cidade pela prefeitura e os percentuais apresentados são totalmente diferente dos cobrados pela Enel nas contas de energia no que tange a CIP alguém errou e errou feio prejudicando a população.

A cobrança da CIP varia de acordo com a faixa de consumo como segue o quadro abaixo: 

Tabela para calculo da CIP 


Essa tabela não esta sendo aplicada no calculo da CIP, os valores estão vindo triplicados, quem consome até 200 kw/h  por exemplo deveria ser taxado em 7,5% e no entanto veio sendo cobrado mais de 22% como se consumisse 500 kw/h.  Na Sessão de segunda-feira saberemos quais os próximos capítulos. 

Situação da ENEL

A Enel, como relatei estar em processo de venda e uma CPI foi instalada pela Assembleia Legislativa para investigar os maus serviços da empresa ao povo cearense. A empresa estar sendo adquirida por r$ 8 bilhões e a compradora da Enel é a Equatorial Energia  que pasmem os senhores também esta passando por uma CPI exatamente por prestar péssimos serviços a população do Piauí, Chegando a instalar poste de madeira no interior do Estado. 

CPI da Equatorial: depoimento destaca gambiarras e postes de madeira com fios caídos no interior do Piauí

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/06/01/cpi-da-equatorial-depoimento-destaca-gambiarras-e-postes-de-madeira-com-fios-caidos-no-interior-do-piaui.ghtml
Instalações de postes de madeira - Piaui


Clarissa Calado se comprometeu de levar o caso da cobrança abusiva a CPI da Enel. 

Como pensa o Governo do Estado

O Governador Elmano de Freitas em entrevista em novembro de 2022, afirmou  que pretende dialogar com a Enel sobre a venda das operações no Ceará. E destacou que, caso a venda se concretize, conforme prevê o plano estratégico da companhia 2023-2025, é importante que a empresa que assuma tenha um padrão de investimento elevado para garantir a demanda que o Estado tem.

Governador Elmano de Freitas

"Efetivamente, eu vou colocar para a empresa as reclamações que o povo cearense tem, seja de transparência, seja de investimentos aquém do que precisamos. Se a decisão da empresa for vender mesmo, é esperar que alguém que compre tenha capacidade de investir e estruturar a energia do Ceará", disse.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2022/11/22/quem-substituir-enel-tera-de-ter-investimento-elevado-diz-elmano.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Seguiremos acompanhando o desenrolar desse caso absurdo em Baturité. Tchau Enel!!!

Claudio Ramos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...