quinta-feira, 27 de julho de 2023

SUS IRÁ INCORPORARÁ NOVO TRATAMENTO DE CANCER DE PELE PRODUZIDO EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA.

          Usuários do SUS com câncer de pele basocelular serão tratados com inovação 100% nacional

Nova tecnologia do SUS é capaz de diagnosticar e tratar câncer de pele no mesmo dia

O Sistema Único de Saúde (SUS) irá incorporar uma nova terapia fotodinâmica para o tratamento de pacientes com câncer de pele capaz de avaliar e tratar a doença no mesmo dia, evitando mutilações e procedimentos dolorosos. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou a adoção do aparelho ao sistema público no final de junho.


De baixo custo e fácil produção, o serviço foi projetado pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e é o único no mundo que permite o diagnóstico e o tratamento do tumor. Segundo a Conitec, esse foi o primeiro pedido de incorporação de uma tecnologia no SUS feito por uma universidade.


A comissão observou que há bom resultado da terapia fotodinâmica para pacientes com câncer de pele não melanoma do tipo carcinoma basocelular superficial e nodular, e que ela se mostra como alternativa segura e eficaz para os casos em que a intervenção cirúrgica não é recomendada.


As universidades brasileiras têm papel central na inovação, reconhecendo as necessidades do SUS, impulsionando a pesquisa, desenvolvimento e inovação, produzindo evidências clínicas, capacitando os serviços de saúde e participando do processo de incorporação e oferta de uma nova tecnologia no SUS — disse a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Luciene Bonan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...