quarta-feira, 7 de novembro de 2018

30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, TEMOS MOTIVOS PARA COMEMORAR?


EM SESSÃO CONJUNTA A O CONGRESSO NACIONAL SE REUNIU TERÇA-FEIRA (06), PARA COMEMORAR 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃO DE 1988.

Presidente do Congresso Nacional Senador Ulisses Guimarães
Presidida pelo  senador cearense Eunicio oliveira (mdb), compondo a mesa o presidente da câmara de deputados rodrigo maia (dem), ex-presidente Jose sarney,  a Diretora  da PGU Raquel Doddger, Presidente do STF Dias Toffoli, e o Presidente eleito Jair Bolsonaro, este último visivelmente desconfortável.


A sessão começou com a permissão da entrada dos profissionais da imprensa nacional e internacional, a equipe de Jair Bolsonaro por motivo de segurança quis impedir que a imprensa entrasse no congresso, o que seria uma afronta a grande homenageada da sessão a “Constituição Federal” que em vários parágrafos exalta a “LIBERDADE
Presidente do Senado Eunicio Oliveira (MDB)
DE EXPRESSÃO”
. Nos discursos do Presidente do Congresso, do Presidente do STF, da diretora da PGU e também do Presidente da Câmara Federal foram unanimes em agradecer e ressaltar presença da imprensa, sua importância e também do respeito a Constituição Federal. Dias Toffoli chegou a levantar o livro da constituição demonstrando que a democracia é a regra no Brasil, disse também que os momento difíceis que o País passa onde políticos foram presos, inclusive o Presidente da Câmara que fora preso bem como, um ex-presidente da república, demonstram o fortalecimento das instituições no Brasil.

Na fala do presidente eleito Jair Bolsonaro, ele  enfatizou que “Na Democracia só há um norte, o da Constituição”, E pediu união de todos e que é possível mudar os destinos da Nação”. Com isso os senhores que representam o alto escalão da República selam um compromisso óbvio no dia em que se homenageia 30 anos da Constituição Cidadã. O de cumprir o que estar escrito. O sentimento é de que se passe para sociedade um sentimento de normalidade. Só que o que assistimos não corresponde com essa realidade. A cada dia fica claro a máxima: “Aos inimigos o rigor da lei, aos amigos.....

Essa “independência” das instituições, ainda vão gerar muitas discussões, inclusive a visão do País no exterior vem sendo constantemente desgastada.

Um momento chamou a atenção dos participantes da Sessão, o de quando o Presidente Eleito cumprimenta com gesto de continência o ex-presidente José Sarney. O novo presidente pautou sua campanha no rompimento com a velha política e prometeu o “NOVO” na política. O gesto de continência simboliza o respeito as hierarquias, isso causou desconforto da oposição na solenidade.

O momento é de espera mas, a cada passo novo tomado pelos senhores do poder mais se tem a certeza de que, existe uma lei para eles e outra para nós. Vamos aguardar deitados em berços esplêndidos?

Claudio Ramos
Blog Cidades do Maciço dia-a-dia
Fotos: Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravidão no Brasil: Uma História de Resistência e Injustiça que Ecoa até Hoje

  A história da escravidão no Brasil é uma das mais trágicas e complexas da história mundial, marcada por séculos de exploração brutal de pe...