O Brasil é o país que mais mata por armas de fogo no mundo.
Sabendo destes dados alarmantes, chegou ao congresso o Projeto do Estatuto do Desarmamento. Decreto n 5.125 de 1 de Julho de 2004.
Dos sistemas de controle de armas de fogo.
No Brasil, o Estatuto do Desarmamento é uma lei federal que entrou em vigor no dia seguinte à sanção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se da Lei 10826 de 22 de dezembro de 2003, regulamentada pelo decreto 5.123 de 1º de julho de 2004 e publicada no Diário Oficial da União em 2 de julho de 2004, que "dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição (...)". O Estatuto entrou em vigor no dia seguinte à sanção do presidente da República, quando foi publicada no Diário Oficial da União. (Ou seja, começou a vigorar no dia 23 de dezembro de 2003). O artigo 35 do Estatuto do Desarmamento foi rejeitado em um referendo no ano de 2005, o artigo 35 proibia a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional.
Cerca de 70% dos assassinatos são causadas por armas de fogo. Na Inglaterra são 10%.
Após sua aprovação o crescimento de mortes por armas de fogo desacelerou pela primeira vez desde 1980. Estudos do IESP E IPEA, verificaram que se o estatuto não tivesse sido aplicado cerca de 121 mil pessoas teriam morrido a mais entre 2004 a 2014.
Ora nossos políticos deveriam estar felizes porque, melhoraram os números de homicídios por arma de fogo, bastaria agora investir em políticas públicas para a juventude, investimentos na coleta de dados pela Policia, etc. E manter o estatuto e ponto.. Certo!!!!!!!... Errado, só agente pensa assim.
O congresso resolve desmantelar o estatuto que estava dando certo e estava associado a redução clara dos homicídios.
Foi alegado por alguns parlamentares, que o estatuto não serviria para nada, já que a maioria das armas no Brasil entrariam, segundo os opositores do estatuto do desarmamento, pelas fronteiras..
O que é uma grande inverdade. Cerca de 77,9% das armas que são apreendidas no Brasil são fabricadas aqui no Brasil.
3,7 dos EUA, 1% Áustria...
Embora que aja muito tráfego de armas em nossas fronteiras..
Coincidentemente os políticos que defendem o fim do estatuto do desarmamento, tiveram suas campanhas financiadas pela... A indústria de armas. Cerca de 551 milhões foi o que a industria de armas doaram a políticos nas últimas eleições.
Concluído, o congresso vai decidir se modifica o estatuto e permite que pessoas acima de 21 anos, com comprovação de idoneidade moral,, equilíbrio psicológico e etc.. Poderão adquirir armas de fogo.. Ou seja.. Voltar ao que era antes..
Vejam os dados no link abaixo dos números de como esta e como ficara se for aprovado.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/depois-de-12-anos-em-vigor-estatuto-do-desarmamento-pode-ser-revogado
É assim que o jogo politico funciona..
Cidades do Maciço dia-adia.
Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário