Não precisamos mais realizar nenhuma introdução sobre o novo Cora vírus, as muitas matérias apresentadas ao longo dos meses já cumpriram perfeitamente essa fase. O que observo neste momento são as muitas interpretações sobre o caso bem como, conclusões diante do espelho que se apresenta. Este novo vírus veio trazendo preocupações a uma classe que antes era onde mais tardiamente chegavam os casos de contaminação.
Vejamos que a primeira classe atingida é a que tem condições de viajar pelo mundo, concordamos que não são para a grande maioria dos habitantes do planeta. Chefes de estados, Artistas mundiais, estrelas do rico mundo do esporte, grande empresários por exemplo são os que primeiros foram alcançados. Outro efeito da globalização é aproximação dos conglomerados empresarias, fazendo com que a economia de um País produtor possa estar no globo inteiro, rendendo milhões ou bilhões de lucros a estes mas, também contribui para proliferação de doenças que antes só estariam em determinadas localidades.
a nova ordem mundial parece ter sido o terreno fértil para a disseminação da Covid-19. Ponto.
A contaminação segundo pesquisadores atingirá a cerca de 70% da população mundial, significa dizer que a Covid-19 chegará a população pobre, chegará a favela, aos rincões de difícil acesso desse Brasil continental. Segundo o IBGE o Número de brasileiros abaixo da linha da pobreza para de crescer, mas ainda soma 52 milhões. https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/11/06/numero-de-brasileiros-abaixo-da-linha-da-pobreza-para-de-crescer-mas-ainda-soma-52-milhoes.ghtml.A extrema pobreza atinge em 2018 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em 7 anos, são pessoas com renda mensal per capita inferior a r$ 145,00, ou u$ 1,9 dólares por dia, critério adotado pelo Banco Mundial.. l para identificar a condição de extrema pobreza. Esse número é equivalente à população de Bolívia, Bélgica, Cuba, Grécia e Portugal. Embora o percentual tenha ficado estável em relação a 2017, subiu de 5,8%, em 2012, para 6,5% em 2018, um recorde em sete anos.https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25882-extrema-pobreza-atinge-13-5-milhoes-de-pessoas-e-chega-ao-maior-nivel-em-7-anos.
Quando esta pandemia bater nas portas destas pessoas, ela será devastadora. Esta parte esquecida dos brasileiros não possuem saneamento básico aliás no Brasil 48% da população esta desassistida neste serviço.
E quando vai chegar? A qualquer momento. Os governo suspendem aulas para evitar a contaminação mas, grande parte dos alunos tem na merenda escolar sua principal refeição, com a ausência desse alimento estas crianças estarão mais frágeis. O governo recentemente cometeu mais um atentado contra os mais pobres ao destinar apenas 3% dos novos cadastros do bolsa família para o Nordeste. Existe uma guerra ideológica que não foi criada pelos mais pobres mas, que atinge diretamente a esta parte da população.
Até quando esta situação se repetirá, até quando as pessoas voltaram a serem parte do País e não resta-lhes somente as migalhas.
Claudio Ramos
Cidades do Maciço dia-adia
Nenhum comentário:
Postar um comentário